segunda-feira, 22 de agosto de 2011


     São Francisco de Assis é um chão pesado de história. O seu território abrigou uma das primeiras reduções jesuíticas do Rio Grande do Sul: a de São Tomé.
Esta terra foi o berço de intelectuais da maior importância, como Tyrteu da Rocha Vianna, um dos pri meiros modernistas brasileiros, autor do agora reeditado Saco de Viagem; Antero Marques, de Mensagem a Poucos e tantos outros trabalhos de extraordinária grandeza, e João Otávio Nogueira Leiria, o suave versejador de Campos de Areia e de Rincões Perdidos, e da tradução de Martin Fierro, o imortal poema de José Hernandez.
Mas São Fco. De Assis é, tambem, o berço do BUGIO, que teria surgido no Mato Grande (distrito do município), da gaita fandangueira de Neneca Gomes, segundo Salvador Ferrando Lamberty, ou no Pinheiro Bonito(tambem distrito), se acolhida a opinião de Telmo de Lima Freitas.
Segundo palavras de Dr.Valdir Amaral Pinto – Advogado, pesquisador, letrista e jurado de vários festivais de música na capa do LP (long-play) do 1o. Aparte em Fevereiro de 1993.
Esta é a Capa do LP comentado acima, cujo desenho foi feito pelo artista local, FRANCISCO ENIO GUIMARÃES DA CUNHA, conhecido na Terra como KIKO, cujo artista já participou de exposições com suas belas telas com motivos locais e regionais, bem como reprodução de pessoas através de fotos antigas. Ele trabalha como letrista, serigrafia, telas e tudo relacionado a desenhos e pinturas.

2 comentários: