segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Esta é a minha Terra Natal


 Em São Chico (como carinhosamente é chamado por todos a cidade São Fco. De Assis), acontece o Festival de Música Gaúcha “QUERÊNCIA DO BUGIO” - Bugio para aqueles que não conhecem é um primata das matas gaúchas- e este Festival, indubitávelmente, é o maior patrimônio musical gaúcho. Único ritmo musical nativo, ocupa uma posição singular no cenário cultural do Rio Grande do Sul.
A corrente musical nativista que realiza festivais na maioria das cidades do estado tem, no Bugio, a sua pérola preciosa. As demais músicas são figurantes, só são nativas em suas temáticas, quando o são. Em sua maioria são crioulas ou regionalistas.
No momento em que o grande timoneiro do Tradicionalismo, Barbosa Lessa, define que, no chamado “Círculo da Tradição” (sul do Brasil, parte do Paraguai, corrientes, Missiones e Entre-rios, na Argentina e o Uruguai) a figura central da cultura gaúcha é o “CEVADOR DE MATE”, a afirmação do Bugio torna-se outro pedestal da cultura do pampa. O MATE-símbolo da HOSPITALIDADE e O BUGIO-símbolos da CONVIVÊNCIA, pelos fandangos, são dois valores maiúsculos do nativismo gaúcho.
Estas são palavras de Salvador Ferrando Lamberty – Poeta, escritor e pesquisador nativista na capa do LP (long play) do 3o. Aparte em Fevereiro de 1995.
Foto com destaque da Placa em homenagem ao Criador do Ritmo BUGIO, no Monumento abaixo, em Praça existente na rua principal da Cidade- Rua 13 de Janeiro, entrada principal da cidade.

Estátua em tamanho natural de Wenceslau da Silva Gomes (NENECA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário