sábado, 27 de agosto de 2011

Expointer

Iniciou hoje 27/08/2011 a 34a. EXPOINTER DE ESTEIO, como fez um dia sem chuvas, o movimento no local foi bastante grande. Até dia 04/09 Esteio estará em festa devido a visitação no PARQUE ASSIS BRASIL, onde acontece todo ano a Expointer, bem no centro da cidade, no outro lado da BR-116, defronte a Prefeitura Municipal - pra quem nunca veio é a oportunidade de visitar uma grande Feira onde criadores das melhores raças de todos os pequenos e grande animais, de vários países vem expor suas maravilhas. É só pegar o trem (metro de superfície) no centro de Porto Alegre e descer na Estação Esteio. A festa fica bem visível. Não tem como se perder. Venham nos visitar e não se arrependerão.
Para melhorar a visualização, aí está uma foto de nossa Bandeiras gigantes na entrada do Parque a uma apreciável altura e tomadas da sacada de meu Apartamento no 5o. andar, centro da cidade. Esperamos voces.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Amar São Chico

Não sou somente eu quem ama São Francisco de Assis.Quem bebeu da água do Inhacundá, nunca mais esqueçe daquela terrinha. Tem um Assisensse que mora em Porto Alegre e tem casa de veraneio na praia de Remanso, no município de Xangri-lá que solicitou na Prefeitura Municipal que colocassem o nome de sua rua de São Francisco de Assis e devido a importância do cidadão foi aceito a solicitação e hoje a rua de sua casa naquele importante balneário do litoral norte é o nome de nossa querida Terra Natal, "Rua São Francisco de Assis".

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

São Francisco de Assis-RS, também tem um maravilhoso Balneário de água doce, situado no Rio Ibicuí, a oito kilometros do centro da cidade, local aprazível, com águas puras e límpidas e areias brancas. Um grande camping com toda infra-estrutura, no local, não deixa nada a desejar aos visitantes.

Esta é a minha Terra Natal


 Em São Chico (como carinhosamente é chamado por todos a cidade São Fco. De Assis), acontece o Festival de Música Gaúcha “QUERÊNCIA DO BUGIO” - Bugio para aqueles que não conhecem é um primata das matas gaúchas- e este Festival, indubitávelmente, é o maior patrimônio musical gaúcho. Único ritmo musical nativo, ocupa uma posição singular no cenário cultural do Rio Grande do Sul.
A corrente musical nativista que realiza festivais na maioria das cidades do estado tem, no Bugio, a sua pérola preciosa. As demais músicas são figurantes, só são nativas em suas temáticas, quando o são. Em sua maioria são crioulas ou regionalistas.
No momento em que o grande timoneiro do Tradicionalismo, Barbosa Lessa, define que, no chamado “Círculo da Tradição” (sul do Brasil, parte do Paraguai, corrientes, Missiones e Entre-rios, na Argentina e o Uruguai) a figura central da cultura gaúcha é o “CEVADOR DE MATE”, a afirmação do Bugio torna-se outro pedestal da cultura do pampa. O MATE-símbolo da HOSPITALIDADE e O BUGIO-símbolos da CONVIVÊNCIA, pelos fandangos, são dois valores maiúsculos do nativismo gaúcho.
Estas são palavras de Salvador Ferrando Lamberty – Poeta, escritor e pesquisador nativista na capa do LP (long play) do 3o. Aparte em Fevereiro de 1995.
Foto com destaque da Placa em homenagem ao Criador do Ritmo BUGIO, no Monumento abaixo, em Praça existente na rua principal da Cidade- Rua 13 de Janeiro, entrada principal da cidade.

Estátua em tamanho natural de Wenceslau da Silva Gomes (NENECA).

     São Francisco de Assis é um chão pesado de história. O seu território abrigou uma das primeiras reduções jesuíticas do Rio Grande do Sul: a de São Tomé.
Esta terra foi o berço de intelectuais da maior importância, como Tyrteu da Rocha Vianna, um dos pri meiros modernistas brasileiros, autor do agora reeditado Saco de Viagem; Antero Marques, de Mensagem a Poucos e tantos outros trabalhos de extraordinária grandeza, e João Otávio Nogueira Leiria, o suave versejador de Campos de Areia e de Rincões Perdidos, e da tradução de Martin Fierro, o imortal poema de José Hernandez.
Mas São Fco. De Assis é, tambem, o berço do BUGIO, que teria surgido no Mato Grande (distrito do município), da gaita fandangueira de Neneca Gomes, segundo Salvador Ferrando Lamberty, ou no Pinheiro Bonito(tambem distrito), se acolhida a opinião de Telmo de Lima Freitas.
Segundo palavras de Dr.Valdir Amaral Pinto – Advogado, pesquisador, letrista e jurado de vários festivais de música na capa do LP (long-play) do 1o. Aparte em Fevereiro de 1993.
Esta é a Capa do LP comentado acima, cujo desenho foi feito pelo artista local, FRANCISCO ENIO GUIMARÃES DA CUNHA, conhecido na Terra como KIKO, cujo artista já participou de exposições com suas belas telas com motivos locais e regionais, bem como reprodução de pessoas através de fotos antigas. Ele trabalha como letrista, serigrafia, telas e tudo relacionado a desenhos e pinturas.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

EU NO SIMCA

COM MEU VELHO PAI ENIO CUNHA
            NA CASA SÃO JOÃO

MEU AVÔ PATERNO JOÃO G.CUNHA

MINHA AVÓ MATERNA ESPERANÇA GUIMARÃES
Abaixo algumas fotos:

Blogueiros de Plantão

Olá pessoal, nascidos em São Francisco de Assis-RS, "" velho São Chico"", amigos e amigas que conviveram comigo entre os anos 60 a 80, já encontrei diversos, mas gostaria de reencontrar todos daquela época para recordarmos as festas, os carnavais e bailes, o bate-papo descontraido na Praça Cel. Manoel Viana, os filmes no inesqueçivel ITAJURÚ, os banhos no INHACUNDÁ e no grande IBICUÍ a paquera nas internas do Colégio das Freiras e tantas outras coisas que parando vem automáticamente no pensamento.